Tecnologia do Blogger.

10 de março de 2012

Lia presta homenagem no Dia Internacional da Mulher

Foi realizado no dia 08 de Março, dia Internacional da Mulher, no Iate Clube Aquidabã uma Sessão Solene Alusiva ao Dia das Mulheres, onde cada vereador concedeu uma Medalha de Mérito Benedita Maria da Guia Jorge às mulheres que se destacam na luta, na conquista do direito a cidadania feminina e na construção de uma nova sociedade. Na ocasião, a Vereadora Lia homenageou a senhora Nicole Roose-Meuleman, que veio da Bélgica para o Brasil para ajudar nossa sociedade através de importantes trabalhos sociais. Nicole conheceu Angra dos Reis na década de 1990 e desde então vem trabalhando em prol da economia solidária e do desenvolvimento sustentável de nossa comunidade.


Clique aqui e conheça a homenageada.




Nascida em Bruxelas, capital da Bélgica,  no ano 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, numa família de classe média alta, Nicole Roose-Meuleman, foi criada sob os princípios da igreja católica: o dever, a obediência, a generosidade e a caridade. Sempre foi boa aluna; estudou o latim e grego, idiomas esses que a ajudaram entender e a falar o português.

Casou-se aos 20 anos de idade, e apesar desejo de fundar uma família numerosa, não conseguiu engravidar, nos 10 primeiros anos de seu casamento, por esse motivo, dedicou sua vida a atividades locais como: biblioteca paroquial, catequese da Primeira comunhão, liturgia, coral da igreja; grupo de casais e de reflexão; eu também tomo conta de diversas crianças cuja mãe precisava de ajuda.

No ano de 1971 adotou três crianças: Isabelle, nascida na Croácia, Vincent, mestiço de Africano e Belga, nascido na França, e Benedicte, nascida na Croácia.

Em 1978, uma coisa maravilhosa e inesperada acontece em sua vida: ficou grávida de Emanuel, seu primeiro filho biológico

Em 1986, foi convidada a integrar a Comissão de Justiça e Paz de Bruxelas, e em 1987 foi eleita presidente na qual participou ativamente contra o Colonialismo e o Apartheid na África do Sul, no Conselho Geral dos Leigos da Bélgica, representando o movimento "Mulheres e Homens na igreja católica";

Em outubro de 1989 foi convidada para vir ao Brasil acompanhando uma amiga em missão a Alagoas, essa foi sua primeira inserção na realidade brasileira. Chegou com os olhos, as mãos e o coração abertos...; uma experiência única, pois ficou hospedada na casa de suas “imãs”, na beira de uma favela, mesmo lugar em que fez suas primeiras visitas a famílias, que até hoje não entendem como e porque deixou a Bélgica, seu conforto, para visitá-las e ajudá-las.

Quando retornou a Bruxelas, fundou a Associação Brasil-Bélgica Solidária, com objetivo de divulgar na Bélgica a realidade brasileira e de apoiar financeiramente pequenos projetos no Brasil. O Caminho de Nicole se torna cada vez mais claro: acompanhar a luta coletiva pela Justiça e pelo Direito.

A partir de 1990, passou a vir mais vezes ao Brasil, sobretudo ao Estado do Rio de Janeiro, conhecendo cada vez mais a realidade das favelas (Morro São Carlos e Acari), desenvolvendo trabalhos voluntários.

Em 1998, teve seu primeiro contato com a cidade de Angra dos Reis, acompanhou o Trabalho do Programa 'Trabalho e Cidadania', assim como da AGP-Associação de Grupos de Produtores, que aos poucos vai desembocar na Economia Solidária; faço a tradução francesa do relatório da Pastoral da Mulher de Angra, participa ativamente do grupo de teatro "Angra das Rainhas" além de criar parcerias e laços muito fortes com grupos e associações da religião católica e de eventos relacionado ao Dia Internacional da Mulher.

Sua associação, Brasil-Bégica Solidários, já apoiou no município de angra dos Reis , apoiou trabalhos como, ofcios de Angra, grupos de economia solidária,a peça teatral “Viagem das "Rainhas", a escola do Bairro Santa Rita Bracuy entre outros.

Na realidade a Associação Brasil-Belgica Solidários, arrecada verbas por doações de pessoas, e por venda de artesanato confeccionado por grupos de produtores, que são confeccionados no Brasil e vendidos na Bélgica, sendo que o lucro volta ao Brasil na forma de investimentos.

Nicole é uma mulher muito feliz e realizada, pois descobriu que sua verdadeira missão é ajudar ao próximo, sempre diz que conviver com o povo brasileiro desvendou lados dela que ficavam escondidos, e que uma mulher belga-brasileira, talvez mais brasileira que belga...a cidade de Angra dos reis a acolheu com muito carinho.

0 comentários: